domingo, setembro 1

O que o inverno nos proporciona além das chuvas - Conhecendo mais detalhes desta sazonalidade natural

Antônio Roberto Mendes Pereira

O inverno é uma estação do ano muito esperada pelos agricultores. Sem as chuvas dessa estação a produção de alimento cai drasticamente, mas que outros benefícios esta estação nos trás? Precisamos conhecer mais para que esta relação com a estação das águas possa ser mais bem aproveitada.


A água é um dos bens mais precioso da natureza, esta estação é conhecida como a estação das águas, pois a concentração de pluviosidade é bem maior neste período. Quanto à duração e a quantidade de chuva desta estação, existem diferenciações dependendo de região para região.

A média de chuvas caídas em uma região é conhecida como milímetros de chuva (mm). Esta milimetragem demonstra a quantidade de chuva que cai em uma determinada região, servindo de orientação para o cultivo dos roçados. Precedido desta abreviação (mm) vem um número que representa esta quantidade. 

Para entendermos melhor precisamos compreender o seguinte exemplo: 850 mm de chuva, significa que em cada metro quadrado dessa região ou território caiu 850 litros de água. Imagine agora quanta água caiu em 1 hectare desta região? 10.000 metros X 850 = 8.500.000 de litros de água, que por sinal é bastante água. Mais o que se faz com toda esta água? Quanto desta quantidade conseguiu-se captar e armazenar, quer seja no solo, em cisterna, em açudes, barreiros ou em qualquer outra forma?

Com certeza você agora percebe que o primeiro bem que este período nos proporciona é esta quantidade imensa de litros de água ofertada gratuitamente, para que todos os ecossistemas e os agroecossistemas possam continuar mantendo a produção e a produzir constantemente mais vida.

OUTROS SERVIÇOS AMBIENTAIS PROPORCIONADOS PELO INVERNO

1. Mudança na temperatura – A chegada da estação das águas nos proporciona uma temperatura mais amena, e em muitos casos mais estável. Com a formação das nuvens sente-se que se cria um clima diferente. As mudanças são perceptíveis forma-se um clima quente e úmido e com o passar dos dias caso as chuvas continuem a temperatura do ambiente torna-se mais fria. A temperatura tem uma grande influência no desenvolvimento das plantas e na reprodução dos animais e insetos. Logo quanto mais micro climas tiver na propriedade mais biodiversidade poderá existir, enriquecendo a área e aumentando a sustentabilidade da mesma.

2. Alimentação de todo ecossistema natural e cultivado é intensificado é o momento de reabastecimento de alimento através da biomassa produzida. A um incremento significativo na produção de biomassa. A biomassa que estava armazenada através de cobertura de solo (mulching), com a presença da água continua seu processo de decomposição. Decomposição esta que vai alimentar os mais novos elementos que estão germinando nos ecossistemas cultivados e nativos.


3. Incrementa a reprodução de várias espécies de insetos para suprir a alimentação de vários animais – Durante também esta estação e com a mudança do clima incrementa-se a reprodução de vários insetos, pela presença da umidade e do aumento da temperatura. Há uma explosão de vida neste período. Percebe-se até viajando pelas estradas pelo grande número de borboletas voando e até se chocando no pára-brisa dos carros. Parte destes insetos vai servir de alimentos para muitos animais, como também para ajudar na reprodução de várias espécies de plantas, facilitando a polinização e outros benefícios. 

Os insetos desempenham um grande papel na manutenção dos ecossistemas, é uma pena que para muitos agricultores estes são vistos apenas como os responsáveis pelos ataques nas lavouras.


4. Menos luz oferecida – Acontece uma diminuição no tamanho do dia, pois a quantidade de luz oferecida é menor. As noites são mais longas e o dia é mais curto. Este acontecimento fenomenológico mexe também com a reprodução de muitas espécies de plantas e no comportamento de vários animais, por exemplo, as galinhas diminuem sua postura, pois a glândula pituitária que regula e estimula a produção dos ovos é controlada pela quantidade de luz que esta glândula recebe. Logo, quanto mais luz mais produção quanto menos luz menos produção de ovos, e assim acontece com muitos outros animais. A luz e a quantidade oferecida é um grande controlador da natureza. Esta mesma quantidade de luz exerce uma grande influencia na quantidade de fotossíntese das plantas que estejam nesta área de abrangência. As estações do ano são influenciadas pela quantidade de luz e radiação solar.


5. O reabastecimento do lençol freático – O estoque de água do solo sofre um decréscimo considerável durante a estação seca. Há um consumo mais acentuado durante esta estação pela maioria das espécies. Temperatura mais alta como diz os produtores “puxa por muita água”. E o momento de repor estes estoques e é justamente no período das chuvas que isto acontece. Chuva esta que precisa penetrar no solo, somente com a infiltração desta água é que a natureza consegue reabastecer o lençol freático para um novo ciclo anual de vida.


6. Contribuição na decomposição da matéria orgânica presente no solo – Como frisado anteriormente sem água toda matéria orgânica que está cobrindo o solo não consegue entrar em decomposição. Durante o período que ela não entra neste processo ela está realizando um papel importantíssimo no solo que é de proteger o solo dos raios diretos do sol, além de diminuir a evaporação de parte da água que está presente na camada superior. 

As funções dos elementos da natureza mudam a partir das necessidades da mesma. Todos os elementos da natureza sempre exercem várias funções para poder sobreviver e ajudar outros seres a sobreviver e a nascer. Até a morte e o nascimento de novas espécies são funções necessárias para a manutenção de todo o sistema. Sem a ciclagem da matéria orgânica através da morte de alguns era impossível manter toda a fertilidade dos solos.


7. Distribui parte dos minerais do solo através do escorrimento superficial – Neste período também acontece muita redistribuição de fertilidade nos solos. Parte dos minerais que estão sendo carreados através das chuvas e que estão na camada de solo desprotegido são levados através do escorrimento para outras áreas. Este processo concorre para as trocas de fertilidade, e com certeza algumas áreas são beneficiadas enquanto outras irão ficar mais pobres ou menos férteis.


8. Estimula a migração de muitas espécies para outras áreas – É comum vermos revoadas de aves viajando para outras áreas em busca da estação ideal para reproduzir e se alimentar. Este tipo de fenômeno não só acontece com as aves, tem muitas outras espécies que buscam ser itinerantes para garantir sua sobrevivência e perpetuar sua espécie. Estas mudanças são sempre atraídas pela riqueza de oferta de alimentos, água e de temperatura que normalmente acontece também pela presença das águas ou dos seus efeitos.


9. Abastece os reservatórios naturais de superfície – Todos os mananciais de água são reabastecidos a partir do ciclo da água. Sem a chuva seria impossível este armazenamento. Este acontecimento reserva água para as próximas estações. O ciclo da vida tem sua continuidade garantida, pois sem água é impossível as plantas sobreviverem. Os rios, os açudes, barreiros voltam a ter seu volume novamente reabastecido para um novo período. Os peixes e outros seres que vivem na água voltam a ter sua vida reprodutiva garantida.

10. É uma estação de mais recolhimento de muitas espécies de animais, inclusive do homem. A uma busca por mais proteção, é um período que muitas espécies permanecem mais intocadas saindo apenas para algumas atividades vitais. É o momento do verde ocupar todos os espaços possíveis. É o momento dos vegetais mostrarem sua capacidade de ocupar todos os espaços de forma intensa e abundante, revelando sua pujança e capacidade de manter a vida.

Como vemos a estação das chuvas ou das águas exerce uma influencia significativa em muitas atividades de manutenção de todos os ecossistemas quer seja natural ou cultivado. Mesmo quando se perde umas lavouras por falta de chuvas, muitas outras atividades poderão acontecer dando continuidade a todo um processo de manter e de trocar a vida por novos elementos. Com certeza as influências apresentadas neste texto estão longe de esclarecer na sua totalidade todo o poder desta estação nos ecossistemas. Precisamos cada vez mais conhecer e nos aprofundar nestas influências para melhor sabermos aproveitar dos benefícios trazidos por esta estação tão esperada pelos agricultores e por toda natureza.

01 de setembro de 2013

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...