sexta-feira, abril 15

Dietas energéticas uma economia necessária para manutenção sustentável dos ecossistemas cultivados


Antônio Roberto Mendes Pereira

 

Partimos do princípio que todo sistema deve produzir mais energia do que consome, esta é a lógica para a sustentabilidade dos ecossistemas quer sejam cultivado ou não. Logo precisamos criar uma dieta energética para ter energias acumuladas para qualquer necessidade extra. Quando se economiza a probabilidade de ser sustentável é mais real e alcançável. Os sistemas naturais só gastam o mínimo necessário, não desperdiçam, acumulam de várias formas.

Na figura ao lado vemos uma das formas que a natureza utiliza para acumular energia e ir lentamente atendendo as necessidades dos componentes do ambiente, em nutrientes, água e calor. Existe uma estratégia natural de continuidade, a retroalimentação é constante. Esta forma permite a sustentabilidade do ambiente. A fotossíntese é a grande alquimia de todo este processo.

Varias são as maneiras que se pode utilizar em uma propriedade para se implantar uma dieta em energia local, utilizando o que se tem com eficácia e eficiência. A analogia da natureza é o bizu para esta aprendizagem.

CARDÁPIO A SER SEGUIDO

  • Implantando-se sistemas permanentes – A implantação de sistemas que evoluam para uma produção permanente onde a exigência é pouca ou nenhuma de uso de máquinas e pouco ou nenhum uso de insumos como fertilizantes, agrotóxicos, deve ser a busca incessante. Todo sistema deve caminhar para a complexidade através do máximo de conexões possíveis.
  • Aumentando o planejamento para uma produção de consumo local é outra forma de diminuir gastos com transporte para compra dos mesmos. Evitar que os alimentos viajem o mínimo possível. A viagem necessária é aquela que sai da sua horta para sua mesa (leia A cozinha zero km).
  • Aumentando a utilização das energias do lugar – Em todos os espaços existe presença de energias podendo-se criar tecnologias de aproveitamento das mesmas. Como exemplos dessas energias: a gravidade, a força motriz animal, a água acumulada, etc.
  • Aumentado a reciclagem dos dejetos – Os fertilizantes industrializados são produzidos a partir de petróleo e exigem muitos gastos em energia e transporte para a sua fabricação e distribuição. Toda propriedade Permacultural deve criar mecanismos de produção espontânea de matéria orgânica que é a base fundamental da produção de fertilizantes naturais. A produção de biomassa deve ser a base da sustentabilidade através das transformações da mesma. A partir da biomassa posso ter ou produzir:
      Fertilizantes
      Energia
      Defensivos
      Material para cobertura morta
      Repelentes
      A biomassa espontânea também é uma grande fonte de informação sobre o que se passa com o eco ou agroecossistema. Precisa ser lido, entendido e aplicado.
  • Utilizando energias alternativas como o uso de painéis solares, biogás, lenha, fogões solares, cata ventos, estufas sinergéticas, etc. Todas estas tecnologias diminuem a compra e o uso de energias de base elétrica, e fóssil.
  • O horário de trabalho pode também influenciar no aumento do gasto de energias. As horas mais quentes do dia contribuem para o aumento do gasto de energias tanto corporais como de uso de máquinas. Quando transpiramos estamos queimando energias (kcal). Devemos escolher as horas mais frescas e menos quentes para realizar nossas tarefas laborais.
  • Outra forma de economizar energias é conectando os elementos que compõe o agroecossistema. Fazer com que a localização relativa na escolha da melhor localização para o elemento tenha como um dos critérios a ser seguido as conexões em relação à função e ao uso.

  • A topografia do ambiente também é uma forma de se economizar energias. Podemos tirar vantagens dos terrenos com declives acentuados para facilitar a distribuição dos líquidos. As reservas de águas deveriam como medida de regra ser captada e armazenada nos altos, pois facilita todo o processo de distribuição por gravidade.

  • Tentar identificar ao máximo as várias funções que um determinado elemento pode ter no sistema. Como regra básica todo elemento no sistema deve exercer no mínimo duas funções. Como exemplo pode-se citar: uma cerca pode exercer várias funções dependendo da localização relativa que se implantar ela. Ela em um determinado local pode exercer a função de segurança, de intimidade, de divisão, quebra vento, e em alguns momentos ela pode exercer várias destas funções ao mesmo tempo ocupando o mesmo espaço.
Uma estufa sinergética é outro grande exemplo de uma tecnologia com várias funções. Podendo desempenhar várias destas funções ao mesmo tempo. Nas imagens abaixo vemos uma estufa sinergética no Serta em Glória de Goitá sendo utilizada para amadurecimento de mamão e banana, mas poderia também está sendo usada ao mesmo tempo, para secar grãos, derreter cera de abelha, entre outras funcionalidades.

As imagens acima representam uma estufa sinergética montada  no Serta em Glória do Goitá - Pernambuco.

Como vemos podemos diminuir o consumo de energia local sem perder os serviços e a qualidade dos mesmos. Bastando para isto implantar as sugestões de cardápio que a própria natureza utiliza. Nas Zonas onde mais se gasta energia é justamente onde este cardápio melhor se adéqua.

Economizar energia significa poupar, armazenar logo, quanto mais poupamos mais os nossos ecossistemas aumentam suas potencialidades. Potencialidades que são expressas em sustentabilidade. O poder de resiliência é aumentado, garantindo flexibilidade e tolerância aos desequilíbrios que porventura venham ocorrer. É como numa dieta alimentar (kcal) não se engorda fortalece o corpo tornando-o mais resistente e ágil.

Precisamos repensar o gasto das energias nos nossos ecossistemas cultivados fazendo sempre analogias com os ecossistemas naturais onde tudo esta em um equilíbrio dinâmico e permanente. Todas as nossas atividades produtivas devem ser repensadas buscando sempre utilizar o mínimo de energia e alcançando-se o máximo de eficiência e eficácia no que estamos produzindo.

12 de abril de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! Convide seus amigos para participarem também.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Thanks for commenting! Invite your friends to join too.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...